Sede de pesquisas FUNDECOR
Puerto Viejo de Sarapiqui, Costa Rica
2011
Este projeto, elaborado em parceria com o escritório Hiperstudio, foi desenvolvido para um concurso internacional de arquitetura para a construção da sede regional da Fundación Fundecor. Esta entidade trata-se de uma organização não-governamental atuante na Costa Rica, destinada ao manejo sustentável dos recursos naturais daquele país. Uma das principais missões da fundação é o apoio e educação de pequenos agricultores e extrativistas para que consigam retirar sua subsistência das florestas tropicais costa-riquenhas sem colocar em risco a conservação deste delicado bioma.
Localizada no vilarejo de Puerto Viejo de Sarapiqui, na região densamente florestada de Heredia, a sede contém instalações de pesquisa e escritórios para apoiar as ações de biólogos, agrônomos e outros especialistas devotados ao estudo das matas daquela região. Contém, além disso, acomodações temporárias para receber visitantes externos, e um pequeno auditório onde são desenvolvidas as ações de educação local. O projeto arquitetônico consiste em três “pavilhões” funcionalmente especializados (pesquisa, acomodações e auditório), conectados por uma passarela coberta que se curva suavemente de acordo com a curvatura do terreno, constituindo uma “promenade architeturale” que oferece belas vistas da floresta envoltória.
Local: Puerto Viejo de Sarapiqui | Costa Rica
Tipologia: Institucional
Cliente: Fundecor
Área construída: 1.240m²
Área do terreno: 120.500m²
Autores: Arkiz - Alexandre Hepner, João Paulo Payar, Rafael Brych | Hiperstudio - Matheus Marques, Ricardo Gonçalves | Colaboradores: Mona Feldman Singal, Gustavo Weiss